domingo, 23 de novembro de 2008

A penetração capitalista européia na África e suas conseqüências

Resumo do texto África: um continente sofrido e explorado.

Com a penetração capitalista européia na África, através da expansão Marítima Comercial, ocorreram graves conseqüências para o continente, tais como: desorganização e regressão das atividades produtivas, cujos efeitos são sentido até os dias atuais, diminuição da população causada pela escravização de sua gente, consolidação de uma classe dirigente africana em aliança com comerciantes europeus, divisão internacional do trabalho, além da instituição do racismo amparado por lei na África do Sul.
Durante 300 anos, a África tornou-se um grande celeiro de mão-de-obra escrava para acumulação capitalista européia. A liderança política era contraria a população e forneciam aos comerciantes europeus os negros escravos e em troca recebiam tecidos e outras mercadorias.
A África foi incorporado ao sistema capitalista como fornecedora de matéria prima, minerais e produtos agrícola para os países centrais e, como compradora de produtos manufaturados. Além disso ainda servia como área de investimentos para capitais excedentes em diversos setores da econômia.
O capitalismo, ao lado do colonialismo implantado na África, não se manifestou apenas na exploração econômica de seus territórios, mas também nos aspectos culturais, causando sentimentos de inferioridade do africano em relação ao europeu.
Até o século XIX, as relações entre a Europa e a África eram predominante comerciais, não havendo controle político direto e essa situação atendia aos seus interesses dos europeus.
A partir da metade do seculo XIX, com a expansão da Revolução Industrial e a necessidade de matéria-prima e mercado consumidor as relações da Europa com a África sofreram alterações (do controle indireto, as potências européias passaram para o controle direto), ou seja, estabeleceram colônias na África, mantidas até os anos de 1970.

Texto produzido pelo aluno:
Luís Fernando do 8ºAno B
Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino Sotano
Naviraí/MS

Um comentário:

lapa disse...

uow massa esse blog em? gostei muito vc tem muito conhecimento msm em?